Você está em: Início / Notícias / Hemose: Grupo de Lagarto colabora com doação de sangue

Hemose: Grupo de Lagarto colabora com doação de sangue

27/12/2018

A ação conjunta contou com a adesão de doadores fidelizados, além de voluntários iniciantes

Reforçando a parceria com Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), cerca de trinta integrantes do grupo ‘Mãos Unidas Pra Ajudar’, com sede no município de Lagarto, colaborou com o serviço de doação de sangue nesta quarta-feira, 26. A ação conjunta contou com a adesão de doadores fidelizados, além de voluntários iniciantes.

No grupo, Welbeny Cruz dos Santos e Victor Henrique realizaram a primeira doação de sangue. “Foi por causa do incentivo de uns amigos que decidi acompanhar a turma nessa ação do bem”, disse Welbeny. “Estou satisfeito em ter vindo. Hoje, estou ajudando um estranho, amanhã posso precisar da compreensão de outras pessoas”, completou Henrique.

“No meu caso foi a partir da necessidade da minha mãe receber sangue que percebi o quanto é importante a doação. Na época, tivemos algumas dificuldades para ajudá-la, depois disso, decidi me tornar um doador de sangue para ajudar aqueles que precisam da minha solidariedade”, ressaltou Rafael Cirilo.

Doadores fidelizados do sangue A positivo, João Serafin de Moura Santos e Caroline Correia de Andrade repetiram o gesto, em mais uma ação do ‘Mãos Unidas Pra Ajudar’. “Estamos no grupo e sempre que tem as campanhas nos reunimos para dar nosso apoio aos pacientes que precisam. Essa é uma causa é muito especial”, comentaram.

Satisfeita com adesão, Rosália Araújo dos Anjos, responsável pelo grupo, relatou que as campanhas sempre são programadas para acontecer nos meses de feriados prolongados. “Entendemos a necessidade de ajudar sempre, principalmente no carnaval, São João e nas festas de final de ano. Nessas datas o número de pessoas de doam sangue diminui, mas os pacientes continuam precisando, por isso, incentivo a doação regular a cada três ou quatro meses”, justificou.

De acordo com a gerente de Captação do Hemose,  Josceline Souza o trabalho realizado pela equipe busca levar informações a população com o objetivo de ampliar o número de doadores  frequentes. “Para o serviço é essencial fidelizar voluntários para que todos possam doar sangue cumprindo os intervalos. O homem a cada três meses e a mulher a cada quatro meses”, detalhou ao acrescentar. “Se cada doador observar esses intervalos entre as doações, podemos criar um estoque de sangue permanente e, dessa forma atender a demanda transfusional dos usuários assistidos na rede hospitalar com mais tranquilidade”, finalizou.


Campanhas

Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.


Veja também