Você está em: Início / Notícias / Serviços da Prefeitura garantem tranquilidade ao público da festa da Rua São João

Serviços da Prefeitura garantem tranquilidade ao público da festa da Rua São João

28/06/2017
O colorido que a Rua São João ganha a cada mês de junho, sem dúvida, é uma dos fatores que mais chama atenção. Além da mistura de cores, a valorização da cultura que se mantém viva há 107 anos na festa mais tradicional da capital é outro ímã para atrair gente de todas as partes da cidade e do estado para o local. No entanto, para que o festejo possa acontecer, serviços essenciais precisam estar presentes e, por isso, a Prefeitura de Aracaju designou equipes exclusivamente para cuidar da limpeza e da segurança nos dias de festa.
 
Além de revitalizar o quadrilhódromo que estava com o telhado severamente danificado pela ação do tempo e pela falta de manutenção nos últimos quatro anos, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura recuperou a madeira e outros equipamentos que sustentam a parte do teto, realizou uma nova pintura no local e revitalizou a iluminação no entorno do espaço. 
 
Iniciada no último dia 24, a festa reúne centenas de pessoas por noite e segue até esta quinta-feira, 29. Por isso, outras ações são de extrema importância para manter a organização da festa para que, não só as atrações estejam bem amparadas, mas, principalmente o público, que é o principal beneficiado com a cobertura dos serviços. 
 
Rafaela Alves e Michael Carvalho foram até a Rua São João com o intuito de ver a apresentação das quadrilhas juninas que estão na reta final do concurso, mas, um dos motivos que fez com que levassem o filho de seis anos para a festa foi a segurança. “Quando sabemos que um local terá muita gente reunida, ficamos um pouco apreensivos de levar nosso menino, mas, assim que chegamos, demos de cara com guardas municipais em todas as entradas da festa. Isso nos deixou bem mais tranquilos”, afirmou Michael. 
 
Por noite de festejo, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está empregando três viaturas e cerca de 15 guardiões distribuídos de forma estratégica nos principais acessos e no interior do evento. Também vem sendo realizado monitoramento de todas as atividades do espaço, além da realização de patrulhas preventivas e abordagens a indivíduos suspeitos. 
 
Para dona Valdice Vasconcelos, que há cerca de 50 anos coloca sua barraca de bebidas na festa, além da segurança, outro ponto importante é a limpeza do local. “Como trabalho com bebidas e outros colegas trabalham com comidas, é item obrigatório estar em um lugar limpo e, todas as noites quando chego para organizar a barraca, sempre encontro tudo limpinho. Como moro aqui na rua mesmo, já vejo a limpeza logo de manhã cedo”, ressaltou ela. 
 
Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura atua para manter o local e os entornos da festa o mais organizados possível no que se refere à limpeza. Para cada noite de festejo, banheiros químicos também são alocados no espaço. 
 
Eliane Silva escolheu a festa da Rua São João por ser mais tranquila. Segundo ela, fatores como segurança e limpeza são essenciais para atrair o público. “A Rua São João é uma ótima opção de diversão. Pode até não parecer, mas quem vem repara e muito nos detalhes. Trouxe minha filha Vitória, de 12 anos, porque achei seguro. É muito legal ver que o lugar também está limpinho, são motivos a mais para ficar na festa, com certeza”, frisou. 
 
De maneira pontual, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também está no local. Agentes de trânsito atuam na organização do fluxo no início de cada noite e orientam os motoristas que trafegam pela região. 
 
fonte: ASN

Veja também