Você está em: Início / Notícias / Moradores da Zona de Expansão recebem instruções para evacuação

Moradores da Zona de Expansão recebem instruções para evacuação

09/04/2019

A Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, desenvolveu o Plano de Evacuação da Comunidade na Área Industrial da Zona de Expansão de Aracaju (PEC/AIZEA) em parceria com a Petrobras e a Nacional Gás. O objetivo é garantir que os moradores e comerciantes do local saibam exatamente o que fazer em uma circunstância de risco, aumentando a segurança de todos.

 
Para ajudar na evacuação em casos de emergência, foram colocadas 45 placas em pontos estratégicos, indicando os percursos mais seguros para as rotas de fuga e pontos de encontro. O material foi confeccionado pela Petrobras e instalado pela Nacional Gás, empresas geradoras de risco para a região e responsáveis por promover a prevenção.
Cinco tipos de placas são responsáveis por dar as orientações: Rota de Fuga, Ponto de Encontro, Área de Risco, Posto de Comando e Posto Médico Avançado, atuando como zona de triagem para prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas.
 
Os treinamentos são importantes para que os cidadãos consigam reconhecê-las, agilizando a tomada de atitude. Em uma situação de emergência, o conhecimento prévio é fundamental para salvar vidas. “Por trabalhar em um local que recebe muitos turistas é importante conhecer os procedimentos para garantir a segurança desses visitantes. Ter essas placas de indicação e uma via expressa ajudam a facilitar a fuga, reduzindo os riscos para todos nós”, explica a garçonete Talita da Conceição, que trabalha na Orla da Atalaia.
 
A preparação conta com simulações, palestras, atividades educativas e culturais, além de demonstrações sobre estratégias de atuação diante de obstáculos. Essa realidade, aliada à infraestrutura disponibilizada, aumenta a sensação de segurança. “Eu moro aqui há 31 anos, presenciei a última explosão que ocorreu, aproximadamente 15 anos atrás, quando não havia essa rota de fuga, por isso sei muito bem a importância dela para garantir nossa tranquilidade. A Defesa Civil faz treinamentos frequentes com a gente, explicando como agir para encontrarmos os pontos de encontro. Eu me sinto muito mais segura hoje em dia”, garante a comerciante Maria Deusa Carvalho, moradora do conjunto Beira Mar.
 
Outra medida que tem se mostrado eficaz são os disparos de SMS pelo número da Defesa Civil, onde a população pode ser notificada rapidamente de situações adversas. Para receber a mensagem é preciso realizar o cadastro através do celular, enviando uma mensagem, por SMS, para o número 40199. No corpo do texto é necessário colocar, apenas, o número do CEP da localidade de interesse. “Nós recebemos informações da Defesa Civil constantemente pelo número de alerta. É fundamental que todos estejam preparados para uma eventual emergência. Além disso,através das placas é possível que a gente tome as medidas corretas para proteger nossas vidas”, ressalta a gerente de loja Conceição Morais.

Veja também