Você está em: Início / Notícias / Edvaldo acompanha missa de oficialização do novo arcebispo de Aracaju

Edvaldo acompanha missa de oficialização do novo arcebispo de Aracaju

19/09/2017
Fotos: Janaína Santos/PMA
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Um momento único de alegria, devoção e reafirmação de fé. Foi desta forma que o prefeito Edvaldo Nogueira definiu a missa de imposição do Palio Arquiepiscopal no arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, nesta sexta-feira (15), na Catedral da capital. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, representante do Papa Francisco, realizou o ato que oficializou a mudança no arcebispado da cidade. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia.

"É um evento muito especial para Aracaju, que é a sede provincial da Arquidiocese. Aqui nesta Catedral, símbolo da religiosidade aracajuana, a imposição do Palio sobre o novo arcebispo se reveste de muita significância, pois, a partir de hoje, temos, oficialmente, a liderança de Dom João José Costa, que irá cuidar da igreja, das pessoas e contribuir para que o amor, a concórdia, a bondade e a fraternidade reine entre nós. Para nós, cristãos, este momento é importante, pois é quando o Papa coloca em Aracaju aquele que vai conduzir o rebanho e professar a fé e os preceitos da igreja. Esta missa traz a presença de Deus, que é importante para apascentar os nossos corações e encher o nosso espírito de felicidade e esperança, mesmo diante das dificuldades pelas quais passa o país. Dom João Costa vai conseguir conduzir a igreja e colaborar para que tenhamos uma cidade cada vez mais solidária e igualitária", afirmou Edvaldo.

Em sua mensagem, Dom Giovanni destacou a missão do novo arcebispo. "Dom João José Costa é o pastor que guia o povo rumo ao Cristo. Ao lado do seu povo, do seu rebanho, em Aracaju, com seu pastoreio, além das dificuldades, colaborando com o clero, fará a igreja de Aracaju caminhar sempre mais autenticamente, sendo uma igreja determinada, que mostra a bondade de Deus, que trabalha para transformar a sociedade onde a gente vive, para que seja mais justa, orientada ao bem comum, preocupada com aqueles que sofrem, respondendo assim ao chamado de Deus", afirmou.

O arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, reiterou, em seu discurso, o desejo de ser "um bom pastor, no meio do seu rebanho, sendo um elo de unidade para todos, além de saber guiar as ovelhas e cuidar daquelas que estão fragilizadas". "Assim deve ser a missão do bispo na Arquidiocese. Este Palio é sinal de trabalho em prol do povo de Deus e sinal da minha ligação com o Santo Papa. Sou apenas um servo. Decidi como tema do meu episcopal ser servo pelo amor", disse.

O governador Jackson Barreto, que discursou na cerimônia em nome das autoridades presentes, disse acreditar que o arcebispado de Dom João José Costa será focado no trabalho social. "Esta é uma festa de um significado tão importante para a nossa igreja, que é governada por um Papa que é símbolo de paz, misericórdia, solidariedade e compromisso social. Em nome de todos, saúdo e homenageio a Dom João José Costa e a todos que fazem a Arquidiocese de Aracaju. O compromisso social de Dom João e o seu olhar especial pelos mais pobres deverão guiar o seu pastoreio", afirmou.

Acompanharam a celebração os deputados estaduais Robson Viana e Moritos Matos, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, o vereador Américo de Deus e o ex-governador Albano Franco.

Recepção


No início da tarde, o prefeito recepcionou, no aeroporto de Aracaju, Dom Giovanni d'Aniello, representante oficial do Papa Francisco. "É um momento de tripla alegria. Primeiro, porque a nossa cidade recebe o Núncio Apostólico, cuja presença é motivo de júbilo para todos nós. Segundo, é algo especial para mim pessoalmente, como católico. E terceiro, é motivo de satisfação para todos os católicos aracajuanos, pois além da presença do representante do Papa, também se dará a oficialização da assunção de Dom João José Costa ao Arcebispado de Aracaju", afirmou Edvaldo.

fonte:ASN


Veja também