Você está em: Início / Notícias / Aracajuanos dão boas-vindas à primavera com passeio ciclístico

Aracajuanos dão boas-vindas à primavera com passeio ciclístico

25/09/2017
O primeiro domingo da estação das flores começou com chuva, mas isso não desestimulou os amantes da bicicleta em Aracaju, que lotaram a edição 2017 do Passeio Ciclístico da Primavera. O evento é promovido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e integra a programação da Semana Nacional de Trânsito. 
 
Centenas de ciclistas percorreram um trajeto de 11,5 KM, que ia da Colina do Santo Antônio, na zona Norte, à rua Santa Luzia, no bairro São José, retornando ao ponto de partida pela avenida Beira Mar. Tudo sob a supervisão da SMTT e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Antes, cada participante recebia um adesivo de identificação para a bicicleta e camiseta. A hidratação era distribuída em pontos estratégicos ao longo do percurso. 
 
Nas ruas e avenidas por onde o grupo de ciclistas passava, o clima de alegria empolgava os moradores da região. Quem não se somava ao passeio, ia às calçadas ou janelas de suas casas para apoiar a iniciativa. O superintente da SMTT, Aristóteles Fernandes, acredita que esse é o espírito do Passeio Ciclístico da Primavera. 
 
"É uma forma de espalhar felicidade e disseminar a mensagem de que há outras maneiras de se deslocar pela cidade e que nos permite um novo olhar sobre ela. Da garupa da bicicleta, podemos sentir Aracaju de um jeito mais especial", comentou. O superintendente lembrou ainda que o prefeito Edvaldo Nogueira criou neste ano a Àrea de Proteção para a Prática do Ciclismo, o que reforça o compromisso da gestão com esse tipo de modal.
 
Ciclistas em festa
 
Em clima de festa, as amigas Edinar Araújo, Eliana Martins e Mariana Aquino prepararam figurinos e ornamentação para a bicicleta especialmente para o passeio. "A primavera é a estação mais linda do ano e nós estamos com saudade. É um alívio saber que logo nossa cidade voltará a ser ensolarada diariamente. Temos mais é que celebrar", falou Edinar. 
 
A contadora Fabiana Alves Oliveira levou o filho João Vitor, de 10 anos, para um programa diferente. "Vi na televisão que teria esse passeio e decidi vir. Acordamos cedinho e não nos arrependemos. Foi muito divertido! Essa é a nossa primeira experiência em passeio ciclístico, mas nâo será a última", revelou Fabiana.
 
A coordenadora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Dorinha Pires, participou do passeio e enalteceu a iniciatica da SMTT. "Acho que tem tudo a ver receber a primavera   com uma ação como essa, já que essa estação é um verdadeiro convite para que as pessoas se relacionem mais com a natureza", disse.
 
Sorteio
 
No fim do trajeto, foram sorteadas 14 bicicletas entre os participantes do Passeio Ciclístico da Primavera, que contou com o patrocínio da Uninassau e do Colégio Santana. A ação integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que será encerrada nesta segunda-feira, 25, com um comando educativo no bairro Inácio Barbosa, às 7h, e uma sessão especial em homenagem ao Dia do Agente de Trânsito na Câmara Municipal de Aracaju, às 9h. 
 
fonte: ASN

Veja também