Você está em: Início / Artesanato / Artesanato

Artesanato

14/03/2017

Jornalistas visitaram Sergipe com o Projeto Sertões, que visa valorizar a arte popular regional. Material coletado no estado também servirá para a publicação de um livro

As jornalistas e fotógrafas paulistas Zizi Carderari, Evelyn Muller e Manu Oristanio, especializadas na área de design, arquitetura e estilo de vida estiveram em Sergipe, na última semana, realizando trabalho, que faz parte do Projeto Sertões, voltado à utilização do artesanato local em diversos ambientes, com foco na valorização da arte popular. O resultado desse levantamento, em forma de reportagens, será publicado nas revistas de bordo da Latam e da Gol e, futuramente, vai servir para a publicação de um livro. Além disso, a expedição em Sergipe rendeu um farto material fotográfico e um mini documentário, disponível nas redes sociais.

Segundo as jornalistas, o objetivo maior dessa expedição ao estado de Sergipe foi mapear a arte popular brasileira e transpor o uso das peças para a decoração de interiores. “Queremos difundir a arte valorizando o jeito de morar brasileiro, usando peças que resgatam as nossas raízes e decoram com valor de arte. Partindo da vontade de mostrar quem são as pessoas que têm esse fazer artístico, suas histórias e tradições, os mestres e seu legado, entrevistamos artistas, galeristas, colecionadores, designers de interiores e arquitetos que nos falaram sobre a riqueza dessas obras na decoração e a necessidade de valorizar a arte popular”.

A Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), em parceria com o Instituto Banese, diante da importância do projeto para o artesanato sergipano, garantiu total apoio logístico, facilitando a circulação das jornalistas por diversos municípios de Sergipe. Durante oito dias, Zizi Carderari, Evelyn Muller e Manu Oristanio percorreram todo o estado em busca do que há de melhor no artesanato sergipano. Visitaram também as comunidades e ficaram encantadas pelo potencial turístico de cada um dos lugares visitados.

Projeto Sertões

O Projeto Sertões faz parte de uma série de expedições pelo Brasil e foi criado para mostrar como as casas usam a arte popular brasileira na decoração, valorizando a diversidade da cultura local em várias regiões brasileiras.

Fonte: ASN

 


Veja também