Você está em: Início / Notícias / Ação busca promover o cadastro de medula óssea nesta terça, 5

Ação busca promover o cadastro de medula óssea nesta terça, 5

05/11/2019

Acontece nesta terça-feira, 05, o cadastro do doador voluntário de medula óssea. A ação acontece das 8h às 16h no Auditório do Ferreira Costa em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O cadastro é aberto a todos os  clientes externos e clientes internos como colaboradores.

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários.

Como é feito o cadastro

O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e irá preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (4ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade. Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Com informações da assessoria do evento 


Veja também