Você está em: Início / Notícias / Prefeitura e Fecomércio dão início ao programa Com Unidade no 17 de Março

Prefeitura e Fecomércio dão início ao programa Com Unidade no 17 de Março

04/12/2017

“A comunidade se sente muito feliz, pois precisamos muito da presença da prefeitura no nosso bairro e agora eu vejo que as coisas estão caminhando bem”. Foi desta forma que a costureira Vera Lúcia dos Santos recepcionou o início das atividades do programa “Com Unidade”, no bairro 17 de Março, uma parceria entre a prefeitura de Aracaju, a Federação do Comércio de Sergipe, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Mariana Moura.

 

Na manhã deste domingo, 3, o prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Eliane Aquino, o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, e a presidente do instituto, Adelaide Moura, lançaram o projeto, na praça Mariana Moura, onde uma série de serviços de assistência, campanhas de saúde, oficinas, atividades culturais e artesanais, além da programação de esporte e lazer para crianças e adolescentes foram desenvolvidas.

 

“Estou muito feliz em estar ao lado da Fecomércio, do Instituto Mariana Moura e do Sesc iniciando este projeto no bairro que eu criei, onde temos desenvolvido uma série de obras, como a escola infantil, a rótula de entrada do bairro, o recapeamento da avenida Alexandre Alcino, ações que já entregamos à comunidade; onde estamos construindo uma escola de ensino fundamental e um posto de saúde, e onde iremos trabalhar ainda mais no próximo ano, com a construção da 1ª escola em tempo integral municipal de Aracaju, a maternidade e a retomada das obras de infraestrutura da 2º etapa do bairro”, destacou o prefeito.

 

Ao falar da importância do programa “Com Unidade”, Edvaldo ressaltou o pioneirismo das parcerias que a prefeitura de Aracaju tem firmado com entidades não-governamentais e empresas privadas. “A Prefeitura está trabalhando em parceria com a Fecomércio nesta praça, que que deixamos projetada e com recursos assegurados na minha gestão anterior, sendo inaugurada pela administração passada, e que possui equipamentos sociais muito importantes, como o CRAS, o auditório e sala de cinema e teatro e a quadra esportiva coberta. Estamos buscando, da parte da prefeitura, ocupar esta praça com o envolvimento da comunidade. Com a Fecomércio, fazemos uma junção de esforços, para oferecer ao cidadão serviços, lazer e cultura. Mesmo neste momento de dificuldades, encontramos um parceiro que investe recursos em prol da comunidade”, disse.

 

Para o prefeito, as parcerias na sua gestão serão, cada vez mais, ampliadas. “Nossas parcerias estão dando resultado. Estamos inovando em Sergipe, com Aracaju fazendo parcerias público-privadas. É assim no “Com Unidade” e no Natal Iluminado, em parceria com a Fecomércio; na reforma de praças, pelo supermercado Assaí; na restauração do Palácio Inácio Barbosa, com a Universidade Tiradentes, e na nova via na Coroa do Meio, com o Shopping Riomar. É um novo modo de governar”, explanou.

 

Projeto pioneiro no país

 

O presidente da Fecomércio, deputado federal Laércio Oliveira, informou que o “Com Unidade” é pioneiro no Brasil. “O Sesc escolheu Aracaju para implantar o projeto piloto. Se der certo, será levado para todo o país. Aqui no bairro 17 de Março, este projeto vai fazer muito bem para a comunidade. Em mais uma parceria com a Prefeitura, vamos trazer qualidade de vida, bem estar e a valoração das pessoas. Vamos inserir a comunidade, com  foco na valorização das pessoas. São ações diversas, para todos os públicos. O Sesc entra com os recursos e uma equipe qualificada. Serão R$ 250 mil investidos durante oito meses”, afirmou ele, que ainda agradeceu a Edvaldo e a Eliane “pela disposição de fazer parcerias para ajudar as pessoas”. “Assim, a gente avança bastante”, frisou.

 

A vice-prefeita, por sua vez, disse esperar que outras federações e empresas sigam o exemplo da Fecomércio e do Instituto Mariana Moura. “Nesta parceria com o Sistema S e Instituto Mariana Moura, quem ganha é a população. É uma junção de esforços não só para prestação de serviços, mas para informação, qualificação e, com certeza, o fruto será muito positivo. Por isso, quero convidar outros institutos e empresários a fazerem parcerias com a Prefeitura de Aracaju. Nosso trabalho está muito sério e em prol da população”, afirmou Eliane Aquino.

 

Presidente do Instituto Mariana Moura, Adelaide Moura, se mostrou muito emocionada com a parceria. “Tudo que envolve o nome de Mariana envolve o amor e naturalmente brota. Este é o grande legado de Mariana. Unir entes públicos, privados, anônimos e unir acima de tudo aqueles quem a gente não sabe que irá alcançar. Estes são os verdadeiros protagonistas de todo este momento que estamos vivendo aqui”, disse.

 

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro 17 de Março, a comunidade se sente “muito feliz” com a parceria entre a prefeitura e a Fecomércio. “É algo que vai beneficiar a população. São ações educativas, esportivas, culturais e de saúde, que irão ser realizadas toda semana”, comemorou.

 

As ações

 

Ao longo do dia, a comunidade teve acesso a diversos serviços, como campanhas de saúde bucal e prevenção ao câncer; serviços de Assistência, como a confecção da carteira de identidade, retirada de 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, orientações jurídicas, consulta ao Cadastro Nacional de Informações Sociais, emissão da Guia da Previdência Social, orientações e informações previdenciárias, além de corte de cabelo, informações sobre empreendedorismo individual, oficinas de brinquedos, maquiagem e bijuterias. Artesãos também expuseram seus trabalhos.

 

Prestigiaram o lançamento do programa os vereadores Bigode do Santa Maria, Antonio Bittencourt e Fábio Meirelles; o diretor do Senac, Paulo do Eirado; a dirigente do Sesc, Adely Carneiro, além dos secretários municipais e líderes comunitários.

 

fonte: ASN


Veja também