Você está em: Início / Cultura / Confira seis maneiras de aproveitar o verão no litoral de Aracaju

Confira seis maneiras de aproveitar o verão no litoral de Aracaju

01/01/2020

As temperaturas elevadas vão predominar durante este verão. A estação mais quente do ano coincide com as férias escolares, viagens e aptidão pelo lazer, seja entre amigos ou familiares. E quando o assunto é lazer, Aracaju não fica por baixo. A pequena e charmosa capital sergipana reúne todos os ingredientes para a diversão.

Só no eixo litorâneo de Aracaju, há opções que vão da culinária local até uma aventura nas pistas. O Portal Infonet listou alguns locais em que você, que está em Aracaju, pode ir em busca de diversão.

Praias

Verão e praias são inseparáveis. Aracaju oferece um prato cheio nesse assunto. Do início da Orla de Atalaia até a Rodovia José Sarney, em direção as praias do Sul, são muitas as opções. Vamos por parte:

Praia dos Artistas/Farol – Para quem vem da região central da cidade em direção a Orla, a Praia dos Artistas é o primeiro ponto de concentração. Há alguns bares no local com cardápios de comida e bebida. Mas é importante ter atenção ao banho no local. A praia é considerada uma das mais perigosas para o banho, por estar numa região de encontro entre o Rio Sergipe e o mar.

Praia dos Arcos – A Praia dos Arcos está situada num ponto central da Orla de Atalaia, atrás do movimento símbolo de Aracaju, que dá nome à praia. Popular, o local costuma reunir muitos banhistas e há barracas ofertando serviços de comida e bebida.

Praia da Cinelândia – A Praia da Cinelândia, já na Passarela do Caranguejo, é um ponto de encontro de jovens de diversas classes. Logo em sua entrada, há grupos disputando torneios de futvôlei e vôlei. No local, algumas barracas cobram pelas cadeiras e sombreiros, mas muita gente opta por levar sua própria estrutura e caixas térmicas com bebida. O lado negativo é que no local só há banheiros químicos, em pouca quantidade e com higienização bem precária. O entardecer costuma ser bem apreciado no local.

Praia da Aruana – É a praia que reúne a maior quantidade de bares no litoral, locais que também oferecem mais conforto. Muitas famílias com crianças optam por esses locais, por encontrar sombras mais extensas e estrutura melhor, como banheiro, cardápio, parques infantis e atendimento. Ao longo de toda rodovia José Sarney, as opções são incontáveis.

Orla Pôr do Sol/Crôa do Goré

A Orla Pôr do Sol fica na extremidade Sul de Aracaju, no bairro Mosqueiro. O local passou por algumas reformas estruturais, recentemente, e já dispõe de melhor conforto para os seus visitantes. O vista para o pôr do sol, diante o Rio Vaza-Barris, na região, concorre com os melhores cenários de Aracaju. No local há bares e opções de passeios. O mais requisitado é para Croa do Goré, uma faixa de areia acessível apenas por algumas horas do dia, de acordo com o fluxo da maré. Há opções de passeios de  catamarã e lancha. As embarcações que partem da orla Pôr do Sol também fazem roteiros separados para a Ilha dos Namorados. Você pode ir por uma agência de viagem ou por conta própria.

Kartódromo

Na Orla de Atalaia, o visitante também pode ir ao Kartódromo Emerson Fittipaldi. A pista fica situada próxima ao Oceanário. Por lá, duas empresas oferecem o serviço de aluguel de kart para a sua turma. As máquinas podem chegar a 70 km/h e garantem uma boa emoção para quem gosta de adrenalina sobre rodas. Menores devem estar acompanhados de responsáveis.

Paintball

Estratégia e ação são alguns dos ingredientes do Paintball, o combate que reúne marcadores que atiram bolas de tintas. Uma boa diversão para visitantes em grupos. Nessa época do ano o serviço funciona das 9h às 21h durante todos os dias, mas é importante agendar o seu horário através do (079) 99662-5499.

Oceanário

O oceanário também fica localizado na Orla da Atalaia, em frente aos lagos, e reúne cerca de 70 espécies diferentes. Todas elas são nativas de Sergipe e estão expostas em 18 aquários (cinco de água doce e 13 de água salgada). Possui também a réplica da parte submersa de uma plataforma petrolífera. O oceanário é o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil, sendo mantido pela Fundação pró-Tamar. O ingresso custa Inteira R$ 24,00; meia entrada: R$ 12,00 (estudantes com carteira, crianças acima de 1m e idosos acima de 60 anos). Portadores de necessidades especiais e crianças até 1 metro não pagam.

Culinária

A Passarela do Caranguejo, na última etapa da Orla da Atalaia, em direção ao sentido sul, é aquele tipo de lugar que de longe dá para sentir o aroma da culinária sergipana. O seu início é marcado por um gigante monumento de caranguejo, onde muitos turistas costumam tirar fotos. São dezenas de bares que trazem produtos da casa, com ênfase no caranguejo, em diversos formatos (catado, bolinho, patinha, cozido no coco). Alguns bares têm música ao vivo, e nesse sentido eles se diversificam: uns trazem forró tradicional ao longo da noite, outros atrações sertanejas, MPB, e por aí vai.

Por Ícaro Novaes


Veja também