Você está em: Início / Notícias / Home office com filhos em casa: veja algumas dicas para ser produtivo

Home office com filhos em casa: veja algumas dicas para ser produtivo

24/03/2020

Com a orientação de adoção do home office como modelo para evitar o contágio do Covid-19 as rotinas de diversas famílias tem sido reestruturadas. Além da mudança no modo de produtividade, a situação acontece exatamente quando as escolas também suspenderam suas atividades devido à pandemia, tornando a situação desafiadora com a presença das crianças em casa.

Para a consultora de seguros, Ana Carolina Bragança, atualmente gestante e mãe de uma criança de seis anos, o principal desafio tem sido controlar o barulho em casa enquanto negocia com seus clientes, mas tem apostado no diálogo. “Após explicar e pedir que ajudasse a mamãe nesse momento ele tem ficado quietinho e tudo está dentro do controle”, afirma.

Pensando na importância desse momento que muitas pessoas compartilham, separamos algumas dicas para conciliar a produtividade no trabalho com o momento em que as escolas precisam suspender as aulas:

Tire o pijama

O que parece uma bobagem está diretamente ligado ao principal desafio do home office: a indisciplina. Quanto mais próximo estiver de uma rotina de quem trabalha em casa, maior a chance de conseguir cumprir suas metas e manter a produtivida. Além de ser uma boa dica para espantar a preguiça, deixar o pijama de lado ajuda, inclusive, a fazer com que as crianças entendam que você está trabalhando.

Defina um local para trabalhar

Escolha o local mais adequado para sua concentração e se mantenha nele enquanto estiver produzindo. Sendo numa mesa de estudos, num escritório ou até mesmo numa mesa da cozinha, é importante que as crianças entendam que enquanto você estiver naquele lugar precisam evitar interrupções.

Cumpra as regras definidas em casa

Informe aos seus filhos que algumas mudanças serão precisas enquanto a rotina precisou sair um pouco do lugar, facilitando a compreensão deles sobre esse período temporário. Mantenha as regras que forem definidas nessa conversa e evite interrupções durante as atividades, além de exercitar a disciplina nas crianças.

Crie uma rotina para este momento

É muito importante estabelecer os horários para o almoço, assim como os intervalos em que poderá usar para algum lanche ou para alguma necessidade dos pequenos. Definir a hora que começa e termina de trabalhar mantém o foco para que as metas sejam cumpridas e faz com que as crianças tenham uma noção sobre o tempo em que precisarão colaborar com o trabalho dos pais.

Aposte no diálogo

Mesmo com todas as dicas em prática, é importante ter em mente que é normal que em determinadas horas as crianças fiquem entediadas e não obedeçam totalmente.

Quando isso acontecer aposte no diálogo e explique a importância daquele momento, pedindo para que aguardem até que você esteja disponível novamente. Uma dica é explicar que a situação é passageira e que a compreensão deles é essencial para a mamãe ou o papai.

por Juliana Melo 


Veja também