Você está em: Início / Cultura / Orquestra realiza concerto pelos 200 de Emancipação Política de SE

Orquestra realiza concerto pelos 200 de Emancipação Política de SE

07/07/2020

Nesta quarta-feira, 08 de julho, às 18h, a Aperipê TV exibirá um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), produzido especialmente para celebrar os 200 anos de Emancipação Política do Estado. A orquestra atuará em formação reduzida, adotando todas as medidas especiais de distanciamento e higiene.

A apresentação homenageia os compositores locais e celebra ainda os 35 anos de estabelecimento da Orquestra Sinfônica no Estado. O concerto será realizado no palco do Teatro Tobias Barreto (TTB), sem plateia.

Sob o comando do maestro Guilherme Mannis ao piano, um quinteto de cordas executará duas peças do compositor sancristovense Frei José de Santa Cecília: Hino de Sergipe e Valsa Rachel. Em seguida, será interpretado um movimento do famoso quinteto de Franz Schubert, “A Truta”. Completam o programa a “Rapsódia sobre ‘Meu Papagaio’”, de Daniel Freire, e Mourão, de Guerra-Peixe.

Com relação ao concerto, Mannis ressalta a importância de exaltar os 200 anos. “Mesmo com a pandemia temos de valorizar nossos patrimônios culturais e a Orquestra é um deles. Planejamos um concerto muito valioso que combina peças locais a grandes obras do repertório capazes de relembrarmos os grandes concertos da Orsse no TTB completamente lotado. É uma alegria fazer música para o nosso público e, reavivarmos o orgulho que temos em ser sergipanos”, finaliza.

A orquestra é gerida pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Ficha técnica:

Concerto Especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe para os 200 anos de Emancipação Política, em tempos de pandemia – Música de Câmara
Quinteto de Cordas
Guilherme Mannis, coordenação e piano
Teatro Tobias Barreto
Veiculação na TV Aperipê- dia 08 de julho, quarta-feira, 18h

Guilherme Mannis, piano (1)
Daniel Freire, piano solista (2)
Fabiano Santana, violino (3)
Tarcísio Dantas, violino (4)
Fábio Dantas, viola (5)
Clodoaldo Nunes, violoncelo (6)
Jair Maciel, contrabaixo (7)

Programa:
Frei José de Santa Cecília
Hino de Sergipe
Valsa Rachel – Pesquisa musicológica: Thaís Rabelo, Arranjo: Guilherme Mannis

Franz SCHUBERT
Quinteto em Lá maior, D. 667, “A Truta”, 1º Movimento
Daniel FREIRE
Rapsódia sobre  “Meu Papagaio”
César GUERRA-PEIXE
Mourão

Fonte: Funcap/SE


Veja também