Você está em: Início / Notícias / Governo de Sergipe disponibiliza atendimento instantâneo no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual de Ensino

Governo de Sergipe disponibiliza atendimento instantâneo no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual de Ensino

11/05/2018

Para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola estadual, a Seed oferece também a estrutura das secretarias de todas as suas unidades escolares e atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800

Até a próxima sexta-feira, dia 11, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) intensifica as ações da campanha Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!, uma iniciativa do Governo do Estado que visa assegurar que os cidadãos em idade escolar, na faixa etária dos seis aos 17 anos, estejam matriculados e estudando, em cumprimento obrigatório a metas estabelecidos pelo Plano Estadual de Educação (Lei Estadual Nº8.025/2015).

A campanha busca fazer com o que os pais ou responsáveis legais de alunos, cujos filhos estão fora da escola, se dirijam a uma unidade de ensino da rede estadual e efetuem a matrícula do estudante, procedimento este que deve ser feito no Portal da Matrícula Online da Rede Estadual.

Em funcionamento diário no ambiente virtual da internet, das 8 às 22 horas, o Portal da Matrícula Online é a ferramenta por meio da qual o Governo de Sergipe torna iguais, a todos os cidadãos, as condições de acesso ao sistema de solicitação de matrícula em qualquer uma das 355 escolas estaduais.

O Portal da Matrícula Online é um conjunto de serviços, elaborados e desenvolvidos pela Coordenadoria de Informática (Codin) da Seed, que tem como objetivo principal oferecer maior comodidade aos alunos que desejam ingressar ou permanecer na rede pública estadual de ensino.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, para o cidadão que necessitar de ajuda para matricular seu filho em uma escola pública estadual, a Seed oferece um atendimento virtual instantâneo (chat), no Portal da Matrícula Online, a estrutura das secretarias das suas 355 unidades escolares e também atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio de um canal 0800.

Praticidade e agilidade

"O chat virtual do Portal da Matrícula é um atendimento feito por uma equipe capacitada e apta a auxiliar os alunos e os responsáveis legais no momento de realização da matrícula online, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações", explicou o diretor da Coordenadoria de Informática da Seed, Alexandre Veras.

Responsável pela área de Tecnologia da Informação da Rede Estadual de Ensino, Alexandre Veras destaca que esse canal de atendimento virtual está disponível durante todo horário de funcionamento do Portal da Matrícula Online. "A equipe que trabalha em nosso chat já realizou, apenas este ano, 25.333 atendimentos online no site de matrículas da rede estadual, nos quais foram trocadas mais de 328 mil mensagens entre visitantes e operadores do sistema".

O superintendente executivo da Educação, professor Everton Siqueira, ressalta que as famílias podem utilizar também, para dirimir quaisquer dúvidas, a central de atendimento que funciona por meio do telefone 0800 285 5321.

"Com o Portal da Matrícula Online, o aluno que é da rede e deseja permanecer na mesma escola, no ano letivo seguinte, tem sua matrícula renovada automaticamente. Para os alunos que optarem por permanecer na rede estadual, porém em outra escola, é necessário apenas solicitar a matrícula na unidade que seja de sua preferência. Os que são candidatos à rede, ao acessar o Portal, deverão selecionar a série/ano, o município, o turno e a escola em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. O processo é rápido e simples", enfatiza o professor Everton Siqueira, ao salientar que caso o aluno seja menor de idade, somente os pais ou o responsável poderão realizar a matrícula.

Intensificação da campanha de matrículas

Segundo o secretário estadual de Educação, professor Josué Modesto, a Rede Estadual de Ensino conta com aproximadamente 42 mil vagas ociosas, ao mesmo tempo em que centenas de crianças e adolescentes estão fora da escola. "Enquanto gestora da Política Estadual de Educação, a Seed não pode ter uma postura complacente com essa realidade e, por este motivo, formatamos e iniciamos a campanha Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!, visando cumprir o que determina o PEE, mas também para evitar que cidadãos em idade escolar continuem sem matrícula e sem frequentar as salas de aula", explica o secretário estadual de Educação.

O secretário de Estado da Educação afirma ainda que para ampliar a abrangência da campanha, a Seed articula a parceria de outras instituições, como o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Conselhos Tutelares e Centros de Referência de Assistência Social dos municípios. "Estamos pondo em prática uma política pública de inclusão social por meio da educação", ressalta o professor Josué Modesto.

Ele explica que para o sucesso dessa iniciativa, é fundamental a participação de toda sociedade sergipana. "Essa campanha busca envolver, além das equipes pedagógicas da Seed, comunidades do entorno das unidades escolares, associações comunitárias de bairros, movimentos sociais, igrejas, de modo a conscientizar as famílias acerca da responsabilidade legal de manter na escola as crianças e adolescentes, com idade entre seis e 17 anos. Todos os que quiserem se somar a este trabalho serão bem-vindos", frisa o secretário.


Veja também