Você está em: Início / Notícias / Governador assina ordem de serviço para construção dos atracadouros da Ilha Mem de Sá e do Povoado Caibrós, em Itaporanga

Governador assina ordem de serviço para construção dos atracadouros da Ilha Mem de Sá e do Povoado Caibrós, em Itaporanga

04/07/2018

De acordo com Belivaldo, o empreendimento é financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), através do Prodetur e, conforme levantamento, Sergipe está mais avançado na aplicação dos recursos do programa que muitos estados

O governador Belivaldo Chagas assinou na manhã deste domingo, 01, ordem de serviço para construção dos atracadouros da Ilha Mem de Sá e do Povoado Caibrós. O ato ocorreu na Ilha de Mem de Sá, em Itaporanga d’Ajuda. 

O governador Belivaldo Chagas agradeceu aos moradores da ilha por comparecerem à solenidade de assinatura da ordem de serviço  em pleno domingo. Ele afirmou que essa é uma ação que vai trazer desenvolvimento para a região. 

De acordo com Belivaldo, o empreendimento é financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), através do Prodetur e, conforme levantamento, Sergipe está mais avançado na aplicação dos recursos do programa que muitos estados. 

Belivaldo Chagas lembrou que o ex-governador Jackson Barreto foi quem autorizou a elaboracão do projeto e a licitação em 2016. "Se ele não tivesse autorizado, não poderia dar a ordem de serviço", destacou. 

Por se tratar de uma área de mangue, o governador disse que é preciso buscar a autorização dos órgãos do meio ambiente. "Não viríamos dar a ordem de serviço caso a obra não pudesse acontecer", acentuou ao dizer que a construção dos atracadouros vai começar pela Mem de Sá, como foi reivindicado pelos moradores. 

"O dinheiro está garantido. Em dezembro, vamos inaugurar. A obra já começa nesta semana", afirmou.  

O governador também pediu para a construtora utilizar a mão de obra da região para já começar a gerar emprego  na medida do possível. 

"Pra mim é um dia de alegria. São cerca de 2 milhões de reais investidos para trazer desenvolvimento para a região. Esta obra vai aquecer a economia do estado. Vamos trazer o turismo e, com isso, novos estabelecimentos, gerando emprego e renda. É a indústria sem chaminé. O potencial nosso é grande. Região muito bonita, mas tem que ser preservado. Não podemos degradar a região. O que atrai é a beleza natural" alertou. 

Ele também destacou a importância de estar ao lado dos vereadores que têm um papael importante junto à comunidade. "É quem está sempre em contato com as comunidades, verificando as necessidades do povo", concluiu. 

O secretário de Estado do Turismo, Cicinato Melo, disse que a assinatura da ordem de serviço dá uma alegria muito grande. "A comunidade é carente e necessita de intervenção.  Esta é uma obra que vai desenvolver a região, gerar emprego e renda" acentuou. 

Ele disse, ainda, que é preciso atuar sem agredir o meio ambiente. "Temos compromisso social e ambiental. O governador está lançando a semente de prosperidade para Itaporanga. Aqui será em breve um polo de turismo e de desenvolvimento", finalizou. 

A presidente da Associação dos Moradores da Ilha Mem de Sá, Joseilda dos Santos, parabenizou o governador por levar uma obra fundamental para o desenvolvimeto da região. 

"Nós estamos de parabéns porque o governador olhou para nossa comunidade e observou que temos potencial. Estamos trabalhando com o turismo sustentável. Acreditamos no potencial do governo e que vai trazer algo de melhor. Por isso,n nossa comunidade esta aqui prestigiando o ato", acentuou. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Conceição de Jesus,  agradeceu a Belivaldo Chagas  por valorizar o povoado. "Temos potencial para mostrar ao Brasil. Parabéns a todos e conte com nossos vereadores" disse. 

O prefeito de Itaporanga, Otávio Sobral, afirmou que essa é uma grande obra que vai realizar um sonho da região. "Esse pessoal está esperando a obra há muito tempo. O dinheiro já está na conta e o povo saberá reconhecer essa obra", enfatizou. 

A ex-prefeita Gracinha Garcez agradeceru ao governador e ao ex-Jackson Barreto pela obra. Disse que os dois não mediram  esforços para trazer essa obra. "Aqui é um pedacinho do céu.  É uma obra para o povo. Belivaldo está transformando Sergipe. As obras estão tendo continuidade e novas estão sendo assinadas", relatou.  

A obra

A Ilha Mem de Sá é uma tradicional vila de pescadores situada no rio Vaza Barris, bem como o povoado Caibrós. A obra se insere entre as intervenções estruturantes que estão sendo realizadas pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, com recursos do Prodetur – Sergipe (Programa de Desenvolvimento do Turismo em Sergipe). O investimento previsto nos atracadouros é de R$ 2.050.102,50. 

As obras vão mudar a feição da região, possibilitando a construção, à beira do rio, no entorno dos atracadouros, de novos bares e restaurantes. Permitirá também que os já existentes sejam reformados, uma vez que a construção dos atracadouros contemplam ainda a implantação de orlas amplas e modernas, próprias ao lazer. 

O objetivo dos novos atracadouros é facilitar e melhorar a ligação do povoado Caibrós à Ilha Mem de Sá, através do Rio Vaza Barris, além de levar à comunidade local, que vive basicamente da pesca artesanal, oportunidades de emprego e renda com o desenvolvimento do turismo.  

"Melhorando a infraestrutura local e aumentando o fluxo de visitantes, uma vez que a região já é bastante procurada devido às belezas naturais, os moradores terão condições de ampliar a sua renda, além de dar oportunidade de pequenos negócios", ressaltou.  

Nova Estrutura

Na Ilha Mem de Sá residem 82 famílias que sobrevivem majoritariamente do turismo e da pesca. A construção do atracadouro atende a um antigo sonho da comunidade, pois a procura pela Ilha como destino turístico vem crescendo, sobretudo, entre os turistas que buscam uma experiência de proximidade com a comunidade e a natureza. 

Geograficamente privilegiada, a área tem fácil acesso à Orla Pôr do Sol, em Aracaju, e às praias do litoral sul. A expectativa é de que com a construção dos atracadouros, o fluxo aumente consideravelmente. 

As intervenções no povoado Caibrós constam da construção de um atracadouro e melhorias no entorno do local, totalizando 3100m2 de obras. O espaço terá estacionamento, calçamento, paisagismo e quiosques de sombra.

A Ilha Mem de Sá contará com um atracadouro e melhorias no entorno do local, totalizando 462m2 composto de calçamento, paisagismo e quiosques de sombra. 

Presenças

Ex-prefeito de Japaratuba, Helio Sobral; ex-prefeita de Itaporanga, Gracinha Garcez; presidente da Emsetur, Laércio Passos; secretário da Comunicação, Sales Neto; presidente da Fundação Aperipê Givaldo Ricardo; Cristiana Fernandes Santos, coordenadora do Prodetur em Sergipe. Também compareceram Maria Conceição de Jesus, presidenta da Câmara de Vereadores de Itaporanga e os  vereadores Erivaldo Neri Santos; José Freire Conceição, professor Humberto, Marisa da Mata, professor Silva Leal, Ana Zilda Sobral, renatinho de ze de Lili, Thiago Luduvice, Betão do Povo, Joseilda, presidente da associacao dos moradores. 
 

 

Veja também