Você está em: Início / Notícias / Conhecer o próprio corpo é uma das formas de prevenir câncer de mama

Conhecer o próprio corpo é uma das formas de prevenir câncer de mama

09/10/2018

Conhecer o próprio corpo é um importante fator para combater o câncer de mama, uma doença que faz quase 60 mil novas vítimas por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Uma das formas de prevenção mais indicadas pelo médicos brasileiros ainda é o exame de toque nos seios. “Quando a mulher conhece seu corpo, consegue detectar indícios da doença em estágio inicial”, informa o oncologista dr. Carlos Anselmo.

O auto-exame deve ser feito em frente ao espelho. É importante retirar a roupa e observar o seio com braços abaixados e levantados. Durante a observação deve-se avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, saliências, etc. Ínguas na axilas e em outras partes do corpo, mesmo antes do tumor primário também poder surgir. “Mas são raridade”, ressalta o médico. Caso algum caroço ou irregularidade seja detectada, um médico especialista deve ser consultado.

Para o dr. Carlos Anselmo, além do auto-exame, são importantes outras formas de prevenção, como evitar ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o sobrepeso e a inatividade física. “Fazer atividade física é essencial, diminuir a quantidade de estresse também, por mais difícil que seja”, recomendou.

Risco aumentado

Entre 5 e 10% dos casos de câncer de mama têm causas genéticas e são hereditários, o que implica em risco aumentado. “Nesses casos, é importante que a mamografia ocorre por volta dos 35 anos. Se não, pode ser feita a partir dos 50 anos, em geral a cada dois anos”, informou o médico.

por Jéssica França


Veja também